Joy Berry é uma educadora pioneira e especialista em desenvolvimento infantil. É também autora de muitos livros infantis, como a coleção "Help me be good" (ajuda-me a ser bom). A mensagem destes 29 livros é sempre a mesma, embora cada um se debruce sobre uma questão específica: capacitar as crianças, ajudando-as a tornarem-se responsáveis pelas suas ações, para que possam ter o controlo sobre as vidas que desejam e precisam.
Esta PRÉ História é a primeira a ser traduzida e adaptada.
O propósito desta história é definir o que é roubar e ajudar as crianças a perceberem que é um comportamento inaceitável, para além de ilegal, com impacto negativo na vítima, mas também em quem furta. Normalmente é um comportamento que surge cedo, ao qual deve ser dada a atenção que merece, para se conseguir erradicá-lo. Muitas vezes trata-se de uma fase, de um pedido de ajuda, de uma dificuldade emocional... mas sendo o furto uma conduta moral e socialmente reprovável, é importante intervir.
Lidar com situações deste género, ainda mais quando se repetem, não é tarefa fácil e as histórias são, sem dúvida, ferramentas privilegiadas para conversar com as crianças e resolver problemas como este e tantos outros. Façamo-lo de forma adequada, evitando sempre punir, antes de conversar e procurar compreender.
Esta PRÉ História, traduzida e adaptada do livro "A children's book about Stealing" pode ajudar...
Sem comentários:
Enviar um comentário