Para fazer download das PRÉ Histórias:

Para ver cada PRÉ História basta ir clicando em cima das imagens, ou nas setas, na "caixa" da história. Para fazer download, basta clicar em cima do 2º ícone, da direita para a esquerda, em "Transferir uma Cópia".

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Uma caixa (e tudo o que pode ser)

Tal como certamente acontece com muitas crianças fechadas em casa, o menino desta história já estava fartinho de brincar com os seus brinquedos. Até que descobriu uma nova forma de brincar... com a imaginação!

Juntando coisas do dia-a-dia, que todos temos em casa, com criatividade, a brincadeira sai enriquecida.

Foi o que aconteceu com o Júlio, o menino desta história!

 

Pode ser um primeiro passo para começar a brincar com peças soltas (loose parts) 😃


"As peças soltas estão a tornar-se elementos populares nos contextos de primeira infância por várias razões. Uma delas: por proporcionarem práticas adequadas ao desenvolvimento. 

Peças soltas são materiais de fim aberto que são suficientemente atraentes para as crianças e convidam a ilimitadas possibilidades de manipulação e interação. Varas para bater, batucar, rolar, apontar e lançar, desenhar na areia, construir um acampamento, usar uma vassoura ou um mastro de uma bandeira numa luta de espadas. Discos de madeira para empilhar, escorregar e fingir cozinhar. Todos os tipos de blocos ou caixas para ordenar, contar, alinhar e para se esconder. Tubos de papel resistentes para rolar, deslizar materiais, ver ou escutar através deles, esconder materiais e acenar como extensões dos braços. Pedras de vidro para mexer com as mãos e desfrutar do som e da imagem e da sensação das pedras frias ao deslizarem sobre as mãos, mas também como joias para decorar as construções acabadas de criar. 

Em resumo: qualquer material que possa ser usado com diversos fins e que seja atraente o suficiente para ser agarrado e manipulado pelas crianças, várias vezes, pode ser uma peça solta. Nesse sentido, materiais sensoriais como areia, argila, lama, água e até luz e vento também podem ser considerados peças soltas. (Fonte  do texto)



1 comentário:

Tiago disse...

So queria agradecer a dedicação em publicar estas histórias e poemas, sem elas não teria material para ensinar português ao meu pequeno todas as noites. Por cada história publicada à dezenas de pais e crianças imensamente gratos. ❤

Visitas