Tal como certamente acontece com muitas crianças fechadas em casa, o menino desta história já estava fartinho de brincar com os seus brinquedos. Até que descobriu uma nova forma de brincar... com a imaginação!
Juntando coisas do dia-a-dia, que todos temos em casa, com criatividade, a brincadeira sai enriquecida.
Foi o que aconteceu com o Júlio, o menino desta história!
Pode ser um primeiro passo para começar a brincar com peças soltas (loose parts) 😃
"As peças soltas estão a tornar-se elementos populares nos contextos de primeira infância por várias razões. Uma delas: por proporcionarem práticas adequadas ao desenvolvimento.
Peças soltas são materiais de fim aberto que são suficientemente atraentes para as crianças e convidam a ilimitadas possibilidades de manipulação e interação. Varas para bater, batucar, rolar, apontar e lançar, desenhar na areia, construir um acampamento, usar uma vassoura ou um mastro de uma bandeira numa luta de espadas. Discos de madeira para empilhar, escorregar e fingir cozinhar. Todos os tipos de blocos ou caixas para ordenar, contar, alinhar e para se esconder. Tubos de papel resistentes para rolar, deslizar materiais, ver ou escutar através deles, esconder materiais e acenar como extensões dos braços. Pedras de vidro para mexer com as mãos e desfrutar do som e da imagem e da sensação das pedras frias ao deslizarem sobre as mãos, mas também como joias para decorar as construções acabadas de criar.
Em resumo: qualquer material que possa ser usado com diversos fins e que seja atraente o suficiente para ser agarrado e manipulado pelas crianças, várias vezes, pode ser uma peça solta. Nesse sentido, materiais sensoriais como areia, argila, lama, água e até luz e vento também podem ser considerados peças soltas. (Fonte do texto)
1 comentário:
So queria agradecer a dedicação em publicar estas histórias e poemas, sem elas não teria material para ensinar português ao meu pequeno todas as noites. Por cada história publicada à dezenas de pais e crianças imensamente gratos. ❤
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