Está frio! Por cá não costuma cair neve, mas os bonecos de neve fazem parte do imaginário das crianças... aqui está uma PRÉ História-PRÉ Desafio de resolução de problemas para crianças em idade pré-escolar. Mas não só, poderá ser também explorado por crianças do primeiro ciclo 😉
"As crianças aprendem a matematizar as suas experiências informais, abstraindo e usando as ideias matemáticas para criarem representações de situações que tenham significado para elas e que surgem muitas vezes associadas a outras áreas de conteúdo.
Para tal, é necessário uma abordagem sistemática, continuada e coerente, em que o/a educador/a apoia as ideias e descobertas das crianças, levando-as intencionalmente a aprofundar e a desenvolver novos conhecimentos.
Para o desenvolvimento das várias noções matemáticas, no decurso da intervenção educativa, o/a educador/a deverá ter em consideração não só aspetos ligados a atitudes e disposições de aprendizagem (curiosidade, atenção, imaginação, criatividade, autorregulação, persistência), como também a um conjunto de processos gerais (classificação, seriação, raciocínio, resolução de problemas) que são transversais à abordagem da matemática." (OCEPE, 2016:74-75)
Sem comentários:
Enviar um comentário