Para fazer download das PRÉ Histórias:

Para ver cada PRÉ História basta ir clicando em cima das imagens, ou nas setas, na "caixa" da história. Para fazer download, basta clicar em cima do 2º ícone, da direita para a esquerda, em "Transferir uma Cópia".

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

O menino-padrão

Uma forma de introduzir os padrões, que contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento algébrico e de outros conceitos matemáticos...




Como referem a novas OCEPE:
"As crianças muitas vezes inventam naturalmente padrões quando estão a construir com legos ou a enfiar contas. A observação de azulejos, desenhos da calçada portuguesa, bem como a criação de ritmos musicais são também atividades que apelam à exploração de padrões e ao desenvolvimento do sentido estético. A diversidade de oportunidades de reconhecimento, duplicação e criação de padrões sequenciais simples e a sua evolução gradual para padrões mais complexos são essenciais nas aprendizagens matemáticas." 
(OCEPE, 2016, p.  83).


Esta é mesmo uma das aprendizagens a promover no Domínio da Matemática:
"Reconhecer e operar com formas geométricas e figuras, descobrindo e referindo propriedades e identificando padrões, simetrias e projeções" (idem).

Divirtam-se e aprendam com os padrões!

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom Juca! Obrigada por mais este fabuloso material para promover desenvolvimento nas nossas crianças. Gostei muito! Vou levar ! Sei que vai proporcionar muita criatividade à solta brincadeira e aprendizagem! Raquel Amorim

Margarida disse...

Obrigada, Juca, por esta, e por muitas outras histórias, que ao longo do tempo tenho contado às "minhas" crianças. São um recurso fascinante e inestimável!

Oscar Fernandez disse...

Really nice and informative blog, keep it up buddy…Thanks for sharing

Unknown disse...

Muito bom

obrigada pela partilha

Visitas