Pesquisa de Histórias


Widget UsuárioCompulsivo

Downloads de histórias - dúvidas e problemas !?!

PARA FAZER O DOWNLOAD DE QUALQUER PRÉ HISTÓRIA...
Na
caixa de apresentação da história, cliquem do lado esquerdo em Slideboom e serão encaminhados para o respetivo site.
Aí poderão descarregar o ficheiro em Powerpoint, bastando clicar do lado direito em download.
Depois é só escolher guardar no computador ou apenas abrir o ficheiro da história.
No Slideshare basta clicar no botão Save, do lado direito da caixa de apresentação.
Desta forma poderão utilizar as histórias mesmo sem acesso à internet. Se optarem por usar online (sem fazer download) poderá aparecer desformatada e isso pode acontecer também descarregando o ficheiro. Nesse caso bastará verificar se têm instalado o tipo de letra utilizado.

domingo, 25 de abril de 2010

Lina e os raios de sol

Mais uma história traduzida a partir de pequenos contos divulgados na rede social para educadores da Associação Mundial de Educadores de Infância (AMEI)

Integra-se na categoria de "Contos para a educação em valores" e resultou de um concurso de iniciativa da AMEI - WAECE (World Association of Early Childhood Educators) e provém do México.

Podem consultar os restantes trabalhos a concurso em: 


quinta-feira, 22 de abril de 2010

Novidades...

A história "Gabriela Tagarela" acaba de ser integrada na plataforma de e-learning da DGIDC, mais especificamente no Repositório de Materiais de Educação para a Saúde em Meio Escolar.
Para aceder, terão que se inscrever nesta plataforma, o que podem fazer entrando aqui: 

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Gabriela Tagarela

Uma história elaborada no ano lectivo anterior, para a comemoração do Dia Mundial da Voz, que se comemora a 16 de Abril. Foi ilustrada por Mariana Mendes Mendonça, filha de Maria José Mendonça, uma colega da Arcacomum, que gentilmente colaborou neste projecto.

A demora nesta partilha fica a dever-se a algumas tentativas de publicação junto de editoras, (que nem sequer se deram ao trabalho de a conhecer) mas responderam que não era possível... o que é uma pena, pois as ilustrações estão muito bonitas. 
Já vi muitos livros publicados com pior qualidade, mas enfim...

Pela importância de que se reveste este assunto, principalmente para quem trabalha com crianças pequenas que, por vezes, têm alguma dificuldade em ouvir e em ouvir-se, em esperar pela sua vez de falar ou em falar num tom de voz adequado às diversas situações,  competências essenciais ao funcionamento harmonioso de um grupo, partilho-a aqui,  espero que ainda a tempo deste Dia Mundial da Voz.


sábado, 10 de abril de 2010

Um miúdo fixe como eu

É o nome da história que partilhei no website Jardins Saudáveis, da colega Glicéria Gil,  espaço dedicado à Educação para a Saúde  na Educação pré-escolar e que é já uma referência neste âmbito, tendo recebido a devida atenção por parte da DGIDC, que o integrou no Repositório de Materiais da sua plataforma Moodle - Educação para a Saúde em Meio Escolar.

Esta não é de minha autoria (lá encontram as devidas referências) é uma história já publicada nos EUA, Inglaterra, Alemanha e Espanha. Apenas a traduzi e formatei, pois pareceu-me muito interessante para trabalhar as questões da saúde emocional com crianças pequenas, aspecto nem sempre valorizado devidamente.

Se quiserem conhecê-la e/ou fazer download da mesma passem por lá, clicando aqui (blogue JS) ou aqui...  assim aproveitam para conhecer o novo website, se ainda não o fizeram.

Aqui deixo apenas um "aperitivo"... a capa: 


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Digital Storytelling

.. ou, em versão portuguesa, o "contar de histórias digitais" é um desafio novo que propus experimentar após tomar conhecimento desta dinâmica através do Interactic 2.0, pela mão do colega José Paulo Santos, que criou esta comunidade para quem nunca perdeu o gosto de aprender...
Como é esse o meu caso, registei-me nesta comunidade já há bastante tempo e, apesar de não ser um membro muito activo por falta de maior disponibilidade, tento acompanhar tudo o que por lá se passa o que, em termos do uso das tecnologias (e não só) é muito enriquecedor.

Ora como a elaboração da história em powerpoint do Coelho Alberto (que fascinou as minhas crianças) não me satisfez, pois o produto final não me pareceu capaz de reproduzir com exactidão o que se pretendia, agarrei nesse exemplo e converti a história para filme com recurso ao Movie Maker.

Arrisco a partilhar aqui o resultado, com a consciência de que tenho ainda muito que aprender e um longo caminho a percorrer neste âmbito.

Eis o novo coelho Alberto, updated e reloaded em formato mais compatível com o digital storytelling...

Espero que possam também  partilhar comigo as vossas opiniões.