Pesquisa de Histórias


Widget UsuárioCompulsivo

Downloads de histórias - dúvidas e problemas !?!

PARA FAZER O DOWNLOAD DE QUALQUER PRÉ HISTÓRIA...
Na
caixa de apresentação da história, cliquem do lado esquerdo em Slideboom e serão encaminhados para o respetivo site.
Aí poderão descarregar o ficheiro em Powerpoint, bastando clicar do lado direito em download.
Depois é só escolher guardar no computador ou apenas abrir o ficheiro da história.
No Slideshare basta clicar no botão Save, do lado direito da caixa de apresentação.
Desta forma poderão utilizar as histórias mesmo sem acesso à internet. Se optarem por usar online (sem fazer download) poderá aparecer desformatada e isso pode acontecer também descarregando o ficheiro. Nesse caso bastará verificar se têm instalado o tipo de letra utilizado.

terça-feira, 31 de março de 2009

Porque é que as zebras têm riscas?

Ora aí está a questão que é abordada nesta história a preto e branco.
Com ela aprende-se alguma coisa sobre a "origem" das zebras mas, principalmente, sobre a importância de se ter paciência!
Foi elaborada a partir de história original em inglês, disponível na internet há alguns anos atrás, por isso já não me recordo da fonte... se alguém a conhecer, por favor informe, para ser possível dar os devidos créditos.



sábado, 28 de março de 2009

As botas da tartaruga Alice

Uma história criada por altura da Primavera... propositadamente sem final, para que as crianças possam decidir, individualmente ou em grupo, o fim a dar a este enredo, arranjando uma solução para o problema da tartaruga Alice.



quarta-feira, 25 de março de 2009

Faz hoje 1 mês que nasceu o Pré Histórias!

Picture Captions

30 dias e mais de 9.000 visitas depois... a adesão ao Pré Histórias, evidente no número de visitantes recebidos tem sido, acima de tudo, surpreendente!

Obrigada a todos os que têm visitado este espaço de partilha de histórias e que as utilizam nas suas salas de actividades, dando-as a conhecer a muitas crianças, no nosso país e não só...

Mais uma vez se reafirma, para não ferir susceptibilidades, que não se pretende, de forma alguma, substituir os livros de óptima qualidade que já vamos tendo no mercado, apenas complementar o trabalho com intencionalidade educativa dos educadores de infância, com recursos elaborados por alguém "de dentro", que partilha a mesma perspectiva das "coisas da profissão".

Aproveita-se também para esclarecer que as histórias aqui disponibilizadas ou são originais (contos criados e formatados com base em pesquisas de imagens a circular na internet) ou então indicam a respectiva "fonte", a partir da qual se adaptou a versão que se apresenta, ou então o nome do verdadeiro autor da obra.

Aqui fica agora um presente a todos os visitantes "blogueiros":

Este selinho para colocarem no vosso blogue, se quiserem ser um blogue amigo do Pré Histórias!

segunda-feira, 23 de março de 2009

O coelhinho que não era de Páscoa

Uma história já antiga, há muito contada nestas alturas de Páscoa e sempre apreciada pelos mais pequenos.
Conhecida desde os tempos em que as educadoras construíam os seus próprios materiais, recentemente descobri na internet as imagens do original brasileiro de Ruth Rocha e com elas construí esta apresentação.


terça-feira, 17 de março de 2009

A lenda dos ovos de Páscoa

Uma história com a magia do coelhinho e do jogo da "caça aos ovos de Páscoa".
Mas, como será que tudo começou?

domingo, 15 de março de 2009

O "batalhão da limpeza"

Esta é uma história sobre os cuidados a ter com os dentinhos e quais os melhores amigos da higiene oral.

São eles os membros do Batalhão da Limpeza: a escova, a pasta e o fio dentário!



sábado, 14 de março de 2009

Um rabinho de coelho

Uma história já velhinha, proveniente da antiga e famosa revista brasileira "Alegria & Companhia", agora recriada em português de Portugal e formatada em PowerPoint.

Útil para a época de Páscoa, já que estimula o imaginário das crianças, através da imagem do coelhinho de Páscoa que traz ovinhos de chocolate.



sexta-feira, 13 de março de 2009

Tita, a coelhinha diferente...

Uma história que pode ser utilizada em época de Páscoa, dada a ligação que as crianças fazem aos coelhos nesta época do ano. 
Aborda a questão da Educação para a Diversidade, na medida em que apresenta aos mais pequenos uma coelhinha que tinha vergonha de só ter uma orelha e por isso se escondia do mundo. 
Termina com esse problema resolvido, descubram de seguida como:

terça-feira, 10 de março de 2009

No reino das letras felizes

Uma história da autoria de Lenira Almeida Heck (autora brasileira) sobre as letras do alfabeto, formatada em PowerPoint a partir de um ficheiro pdf. (disponível na internet).

Útil para abordar as letras do alfabeto com crianças desta faixa etária, distinguindo as vogais das consoantes e realçando a importância da harmonia e da cooperação para o bom funcionamento de um grupo.



domingo, 8 de março de 2009

Um mundo cheio de pessoas coloridas

Uma história que aborda as questões da diversidade / multiculturalidade e que sustenta que a diferença pode ser transformada em algo que enriquece as pessoas.


Cliquem em play para iniciar a apresentação.




João e os 5 sentidos

Uma história construída a partir da curiosidade de uma criança por este assunto.

Aborda (ao de leve...) os 5 sentidos na voz de uma criança em idade pré-escolar, o João e apela à curiosidade e à investigação por parte de todas as crianças, como via para a descoberta de coisas novas e interessantes...






quinta-feira, 5 de março de 2009

A mulher na arte

Não, desta vez não é uma história... 
Trata-se de uma apresentação a que chamei PRÉ Artes,  elaborada a partir de pesquisas na internet sobre as representações da mulher na arte, neste caso na pintura.
Inclui quadros de artistas famosos e de outros menos conhecidos, como Picasso, Victoria Denim, Paul Klee, Joe Sorren ou Andrea Solario.
Apresenta perspectivas artísticas diversas, desde o maior realismo à arte mais abstracta e pode constituir um bom ponto de partida para uma abordagem ao Dia da Mulher com crianças de jardim de infância.
A partir desta apresentação foi proposto às crianças que recriassem algum dos quadros - aquele que mais gostaram - ou então que criassem a sua própria "obra de arte" com pintura, sobre a Mulher. Se quiserem ver o resultado, espreitem em Jardim de Cruzeiro.



terça-feira, 3 de março de 2009

Tiago AEIOU

Uma história adaptada a partir de ideia retirada de "Tiago AEIOU e o Circo Kanguru", disponível no endereço http://www.geocities.com/EnchantedForest/Tower/9948/


Abaixo, a apresentação em PowerPoint:



domingo, 1 de março de 2009

O Senhor Ano e as 4 Estações

Construída com base numa velhinha "História do Senhor Ano", da qual desconheço a fonte e que conheci há muitos anos atrás, através de cópias a preto e branco que me chegaram às mãos...

Já agora, se alguém souber a sua proveniência/autoria, agradecia que me comunicasse essa informação.

Foi ampliada no sentido de abordar as caraterísticas dos meses do ano, explicando às crianças, de forma fantasiosa, a sua lógica de agrupamento em quatro estações.


View more presentations or Upload your own.


O ano novo já chegou!

Esta história foi elaborada para abordar com as crianças no início de um novo ano (civil, não lectivo).

Fala dos usos, costumes e tradições que essa altura do ano envolve e ajuda a despoletar o diálogo sobre as vivências desta época do ano.

Podem fazer o download da apresentação em PowerPoint clicando na imagem: